sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Retomada Tupinambá, Agora é hora de limpar a roça.

Após todos as ações que dá incio a uma retomada, estamos dando inicio agora a uma nova faze na retomada São José, e pelos próximos dias estaremos entrando pra mata, para limpar os cacaueiros, que hoje se encontro em maior numero infectados com a vassoura de Bruxa, e por isso estamos limpando os pés de cacau, para que em um futuro bem próximo, nós possamos colher bons frutos. Pois um dos nossos objetivos é a terra e por isso estamos começando a cuidar dela, estamos também restaurando as casas da fazenda, pois as mesmas se encontra em faze de degradação, e para que nossas famílias possam habitar nessa nova aldeia, precisamos criar condições para que isso seja possível.

Então para realizarmos essas ações, estamos contando com o apoio de todos que se fazem presente a retomada, então todos tem suas funções, que vai desde quem vai preparar a alimentação até os que vão limpar o cacau. Nessa organização as mulheres tem um papel fundamental, pois elas que são responsável por nossa alimentação e pela limpeza das casas, e tem guerreira que encara até o cacau, por isso as consideramos verdadeiras guerreiras Tupinambá, pois nem os perigos e obstáculos existente em uma retomada desencorajam essas mulheres.

O trabalho de restauração da fazenda e das plantações, não tem tempo determinado para acabar, por conta que o trabalho é muito e constante, mas é isso que nós queremos, tratar e cuidar da terra, pois dela que tiramos nossos sustento. Sabemos que estamos precisando por enquanto de alimento, ferramentas e medicamentos, mas essas dificuldades nos motiva e nos dá força.

Agradeço a todos que está acompanhando o cotidianos da Retomada da Fazenda São José, e agradecer também a todos que estão nos apoiando, e agradecer também ao nosso grande pai Tupã, que está nos protegendo nessa luta.


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ritual de Purificação na Retomada Tupinambá

Nesse segundo dia re retomada na fazenda São José, fizemos um ritual de purificação para trazer bons fluidos no ambiente da retomada, pois não fizemos o ritual antes por conta que o fazendeiro Juvenal ainda estava presente na fazenda, e fizemos um acordo com ele que iríamos dançar nosso Porancyn somente quando ele tivesse ido embora.

Recebemos também a visita da equipe de reportagem do Jornal A Tarde de Ilhéus – BA, onde a liderança Tupinambá Acauan, falou a importância de ser Tupinambá e ressaltou o objetivo de estarmos retomando a São José, a equipe ficou na retomada por algumas horas e depois foi embora. A paz continua, mas estamos com dificuldades agora em haver mantimentos para alimentar os parentes que se fazem presente na fazenda, pois infelizmente a FUNAI de Ilhéus, ainda não contribuiu com essa questão.

Então por conta dessa nossa carecia, venho pedir o apoio de nossos parentes e aos que são sensíveis a causa indígena, que nos ajude nessa importante luta de ampliação do território Tupinambá de Olivença. Até porque, como todos sabem que nessa luta, precisamos do apoio de todo mundo.

Sendo assim quem queira contribuir com qualquer quantia em dinheiro, podem depositar na seguinte conta e depois em seguida deixe seu comentário no site.

BANCO DO BRASIL

AGENCIA: 3192-5

CONTA POUPAÇA: 11.986-5

VAR: 01

CLIENTE: RODRIGO SILVA NASCIMENTO




terça-feira, 12 de outubro de 2010

Retomada Tupinambá 1º dia, A Paz Reina na Fazenda São José

Após a entrada de ciquenta índios Tupinambá de Olivença na fazenda São José na madrugada do dia 11 de outubro de 2010. Ao contrario dos boatos hostis que rolaram pelos municípios circo visinhos, o primeiro dia da retomada foi totalmente em paz, pois os indígenas que entraram na fazenda São José se reuniram com o proprietário da fazenda o Sr Juvenal, e entraram em um acordo.

Acordo esse que beneficiou ambas as partes, e através desse acordo Juvenal entrou em contato com seus filhos, aonde os mesmos chegaram na parte da tarde acompanhados com agentes Federais, para firmar o acordo e providenciar a mudança do fazendeiro.

E com isso se deu inicio a mudança, com a ajuda de todos os presentes na fazenda, essa mudança incluiu todos os bens matérias e animais de Juvenal, entre os moveis e animais tinham três Burros e dez cabeças de Gado. Fomos também surpreendidos por repórteres da TV Santa Cruz filiada da Globo, que foi verificar os boatos que na Fazenda São José teria dois idosos sendo feitos como refém por nós, fato esse que foi desmentido ao presenciarem a realidade.

Estamos seguindo firmes e fortes, em mais essa retomada e se nosso pai Tupã permitir, os demais dias dessa empreitada serão como esse primeiro dia, pois também segue com agente o apoio das demais comunidades Tupinambá de Olivença e também o pessoal da Petei Xe Rajy, que está registrando tudo que acontece em nossa Retomada.

Agradecemos a todos que está acompanhando essa nossa retomada, pois sabemos que todos são solidários a causa.



segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Retomada Tupinambá – Na comunidade Santana

Após exaustivas reuniões e articulação entre nós Tupinambá de Olivença e por ultimo nos reunimos na comunidade Santana oramos e pedimos força ao nos pai Tupã, e na madrugada do dia 11 de Outubro de 2010, por volta das 03h00m, ciquenta índios Tupinambá retomaram uma fazenda na comunidade Santana.

Com o objetivo de reaver o que é nosso, e de maneira pacifica entramos na fazenda. Permanecemos ainda na fazenda, até o instante momento, e até agora graças ao nosso pai Tupã ainda não tivemos nenhum registro de conflito.

Mas segundo o Administrador da FUNAI – Ilhéus – BA, a filha do Fazendeiro Juvenal que é o morador da fazenda retomada, foi informar a Policia Federal, que nós estamos mantendo em cárcere privado, dois idosos hipertensos, mas isso não é um fato real, pois estamos abertos a diálogos pacíficos, pois não temos em mente maltratar ninguém, só apenas reaver o que é nosso e ampliar até porque essa fazenda se encontra dentro de nossa demarcação.

Sendo assim reafirmamos mais uma vez, que essa retomada é pacifica, não queremos conflitos, só queremos o que é nosso de fato e se tem esses idosos com agente é porque eles não tiveram tempo de se locomover ainda, e porque também não vamos colocar eles na rua de uma hora pra outra. Nesse instante estamos dentro da fazenda e se nosso pai Tupã permitir, nosso povo não sairá mais. Pois lá pertenceram os nossos ancestrais e agora pertenceram aos nossos herdeiros.