sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Retomada Tupinambá, Agora é hora de limpar a roça.

Após todos as ações que dá incio a uma retomada, estamos dando inicio agora a uma nova faze na retomada São José, e pelos próximos dias estaremos entrando pra mata, para limpar os cacaueiros, que hoje se encontro em maior numero infectados com a vassoura de Bruxa, e por isso estamos limpando os pés de cacau, para que em um futuro bem próximo, nós possamos colher bons frutos. Pois um dos nossos objetivos é a terra e por isso estamos começando a cuidar dela, estamos também restaurando as casas da fazenda, pois as mesmas se encontra em faze de degradação, e para que nossas famílias possam habitar nessa nova aldeia, precisamos criar condições para que isso seja possível.

Então para realizarmos essas ações, estamos contando com o apoio de todos que se fazem presente a retomada, então todos tem suas funções, que vai desde quem vai preparar a alimentação até os que vão limpar o cacau. Nessa organização as mulheres tem um papel fundamental, pois elas que são responsável por nossa alimentação e pela limpeza das casas, e tem guerreira que encara até o cacau, por isso as consideramos verdadeiras guerreiras Tupinambá, pois nem os perigos e obstáculos existente em uma retomada desencorajam essas mulheres.

O trabalho de restauração da fazenda e das plantações, não tem tempo determinado para acabar, por conta que o trabalho é muito e constante, mas é isso que nós queremos, tratar e cuidar da terra, pois dela que tiramos nossos sustento. Sabemos que estamos precisando por enquanto de alimento, ferramentas e medicamentos, mas essas dificuldades nos motiva e nos dá força.

Agradeço a todos que está acompanhando o cotidianos da Retomada da Fazenda São José, e agradecer também a todos que estão nos apoiando, e agradecer também ao nosso grande pai Tupã, que está nos protegendo nessa luta.


Um comentário:

  1. Guilherme

    Nossaaaaaaaa...muito desses que aparecem nesses materiais a pouco tempo viviam nas cidades em sua casas, que na sua grande maioria essa pessoas possuem residencias fixas nas zona urbana, pricipalemnte de olivença. Pra ser mais especifico, surfava com alguns desses que stam agora de caras pintadas...não acredito nesse tipo de movimento, esse formação de etnia so enfraquesse os verdadeiros indigenas que realmente precisam de suporte. É uma pena!!!! A gorda que morava perto da praça, que vcs dizem "MAE DA TERRA" agora é cacique...aff...não existe!!!! O movimento de uma população tradicional de Olivença seria sim, uma ação forte e digna, mas essa formação de etnia é uma fraude gente. Estava vendo algumas reportagens sobre a precaridade das verdadeiras comunidades indigenas e vejo esse grupo de Olivença captar recursos...realmente é um absurdo, nem falo sobre o direito as terras...o pior é vcs estarem demandando "comando e controle" do governo na maior irresponsabilidade, enquanto existem comunidades que realmente precisam de suporte. VCS SÃO CONTRA OS VERDADEIROS INDIOS!!!

    ResponderExcluir