sábado, 17 de julho de 2010

Demarcação das terras indígenas Tupinambá de Olivença é tema de sessão


Acontecerá hoje quarta-feira (20),as 16h no plenario Gilberto Fialho, uma sessão especial para discutir a demarcação do territorio indigena Tradicional do Povo Tupinambá de Olivença no sul da Bahia.

Dizem em alguns jornais online do Estado que a proposição feita pelo vereador Alcides Kruschewsky tem como objetivo maior escutar as aclamações da população não-indígena que reside em Olivença, próximo ou dentro do que seria feita a demarcação indígena Tupinambá na area urbanizada (Olivença que é bairro do municipio de Ilhéus).

Mas na realidades nós Indios Tupinambá que habitamos a area sabemos que é uma questão pessoal onde o mesmo vereador tem se colocado sempre contra a nossa demarcação, jogando os não-indios contra nós, deixando assim um clima pesado de intrigas entre todos os habitantes dentro da comunidade de Olivença.

Recentemente a FUNAI publicou no Diário Oficial da União o acolhimento do relatório que defende a demarcação da Aldeia Tradiçional indígena Tupinambá de Olivença, com área total de 47.300 hectares, sendo a maior parte, cerca de 80%, em Ilhéus, além de outros municípios como Una e Buerarema. Agora nos encontramos em processo de 3 meses para contestação dos “intrusos” porceiros que se encontram na area reivindicada por nós cedido pela Governo federal e FUNAI(Fundação Nacional do Indio), como seria essa contestação? Os não indios que habitam a area tem que provar durante os 3 meses que o local não é territorio indigena tradiçional Tupinambá.

Essa contestação qu falei acima, começará a ser feita, justamente nesta Sessão Especial que irá acontecer hoje a tarde, onde daram voz a agricultores, produtores, moradores, comerciantes e empresários do setor hoteleiro que atualmente se encontram na área em questão e que precisam expor as razões contrarias a criação da Aldeia.
Enquanto isso nós indios Tupinambá de Olivença estaremos nos organizando em base e fortalecendo nosso em nossos Rituais na presença de nosso Pai Tupã.

Awere!

Jaborandy Yandê Tupinambá de Olivença
Jaborandy@indiosonline.org.br

Um comentário:

  1. Registro meu apoio e respeito aos parentes Tupinambá de Olivença. Pelos Direitos Indígenas, sempre. paz em Ñanderu, Graça Graúna

    ResponderExcluir