quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A revolta de Marcelino índio guerreiro do povo Tupinambá

Entre os anos de 1936 ao ano de 1938 na vila de Olivença, deu-se inicio a revolta do índio Marcelino.

Marcelino era um índio que lutava pelo direito da terra do povo Tupinambá que foi invadida pelos não indígenas da época, queria que as terras voltassem para as mãos de seu povo então foi ai que ele declarou guerra aos não indígenas e coronéis da região, vivia protegendo seu povo, como ele era um índio bem instruído e forte tanto fisicamente quanto espiritualmente protegia os fracos do abuso que os coronéis ao tomar as terras dos pobres e indefesos índios da época, com isso foi despertando o interesse em acabar com ele então os coronéis se juntaram e começaram a conspirar para dar um fim em Marcelino foi quando trouxeram a policia volante para caçá-lo e ele enfrentou a primeira a segunda a terceira e foi vencendo as batalhas mas a cada dia ele ia enfraquecendo e a policia buscando reforço, pois a mesma tinha o apoio do estado e era financiada pelos coronéis do cacau, bem mas Marcelino não andava sozinho tinha seus aliados muitos outros indígenas que o seguia e acharam melhor ele dar um tempo e se esconder, foi ai que ele resolveu ir para serra das trempes onde se escondeu em uma gruta de pedra e ficou por ali comendo caça e bebendo água das nascentes do local.

Até ai tudo bem mas a policia já estava forte e já avia dominado os parentes e seguidores dele era tanto que o povo já não dormia em casa pois a policia era malvada matava crianças, cortava peito de mulheres e muita coisas mais, nessas façanha da policia foi quando pegaram o braço direito de Marcelino um índio de estatura baixa por nome de Duca Liberato que foi pressionado a dizer onde estava Marcelino, foi quando um dos policiais resolveu arrancar suas unhas com um punhao e foi arrancando arrancou uma, arrancou duas, quando foi na terceira o índio disse:

- vocês não sabem arrancar não deixa que eu mesmo arranco.

E arrancou as outras três foi ai que os policiais desistiram e soltaram-no. Mas como em todo grupo tem alguém que não agüenta a pressão entregou o índio Marcelino, a policia foi até a toca dele ouve o confronto tiros e mais tiros até que acertaram Marcelino e assim o prenderam levaram o mesmo para o rio de janeiro onde ele seria fuzilado mas a fortes indícios que não ocorreu o fuzilamento mas também não a indícios de sobrevivência dele mas acreditam os mais velhos que o mesmo se encantou e hoje protege nosso povo contra o mal.

2 comentários:

  1. Heroico foi este Homem Marcelino. Fez o que poucos tem feito. Mas há algo que todos Indios podem fazer e devem: Unir se. A desunião é um dos fatores no topo da lista que enfraquece a luta Indigena. Outro fator é o Indio tentar "civilizar se" pelos padrões do homem Branco. Erro fatal. Uma receita perfeita para a auto destruição de si mesmos.
    É importante que os Indios tenham seu próprio cartão de Identidade e Passaporte e confeccionados e administrados pelos próprios Indios. Isso é muiiito importante. Por esse principio dar se a o inicio do nascimento da auto-estima, orgulho e manutenção de uma identidade e cultura que se perde ...Pensem nisso. Meu nome é Célio. celiodesousa@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Pela História contada e pelo que se tem de informações pelo mundo afora como é que nenhum Indio ainda se organizou com seus iguais e foram aos tribunais internacionais exigir indenização pelos genocidios sofridos pelos seus povos ??? Baixa auto estima? Ou esperando que alguem venha salva los de si mesmos e fazer por eles o que o próprio Indiio tem o dever de fazer ?? E enquanto aguardam como vitimas por um suposto salvador que nunca virá mais e mais Indios são mortos... Os Judeus fizeram isso e exigiram dos Alemães uma indenização milionária que ainda é paga até os dias de hoje. Deixe o orgulho e o "ser vitima" de lado e peça ajuda. Peça aos Judeus pra lhes ensinarem como fazer. A natureza detesta o que se faz de fraco. Pensem nisso. Meu nome é Célio. celiodesousa@yahoo.com

    ResponderExcluir